Sobre nós

BIBLIOTECA

1. A biblioteca escolar (BE), parte integrante do processo educativo, é um polo dinamizador da vida pedagógica da escola, uma vez que, para além de promover a igualdade de oportunidades e o consequente esbatimento de diferenças sociais, é também uma estrutura que coordena os diferentes saberes e as diferentes áreas curriculares.

2. A BE funciona em espaço específico, organizado de acordo com as orientações da RBE, tendo em conta o papel e a missão por esta definidos.

3. A BE faz parte do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e a equipa educativa implementa os seus princípios

4. A BE está integrada no grupo de trabalho concelhio, uma estrutura criada para promover uma boa coordenação das Bibliotecas Escolares e Biblioteca Municipal do Concelho de Aveiro.

5. A BE coordena a gestão e utilização dos recursos informativos e de conhecimento, essenciais ao desenvolvimento curricular e não curricular, bem como à formação integral dos alunos. Está ao serviço do Agrupamento e rege-se por um regulamento próprio.

6. A dinamização da BE é assegurada por um professor bibliotecário, selecionado de acordo com a legislação em vigor, coadjuvado por um conjunto de professores colaboradores com formação adequada, que disponham de competências nos domínios pedagógico, de gestão de projetos, de gestão da informação, das ciências documentais e das tecnologias de comunicação e informação. A este serviço estão afetos assistentes operacionais, de preferência com formação na área das bibliotecas escolares.

Objetivos da BE

1. Como alicerce de todo o processo educativo, assume as seguintes funções:

a) Informativa: Fornecer informação de confiança, de rápido acesso, em múltiplos suportes;

b) Educativa: Promover educação contínua e ao longo da vida, através de um ambiente propício à aprendizagem; educar para uma seleção e gestão eficaz de informação utilizando recursos variados;

c) Cultural: Melhorar a qualidade cultural dos jovens, estimulando regras de sociabilidade e encorajando a criatividade e a formação de cidadãos responsáveis;

d) Recreativa: Fornecer documentos e recursos que possibilitem aos utilizadores preencher, de forma útil e lúdica, o seu tempo livre.As Bibliotecas escolares são escola. A sua ação está vinculada à escola. O seu futuro está ligado ao futuro da escola. Devemos, entre todos, convertê-las em recursos relevantes do processo educativo, em ambientes que agregam valor, em centros de recursos para o ensino e a aprendizagem que atuam como agentes mediadores e de formação. Este aspecto representa o elemento chave para o futuro das bibliotecas escolares.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora